Escala de Serviço para Unidades Militares

Como surgiu:
Todos os militares estão sujeitos a escalas de serviço e existem várias. Só na casa-mãe de todos os pára-quedistas já estive integrado nas seguintes escalas de serviço, entre outras:

  • Sentinela à porta de armas e ronda móvel
  • Cabo auxiliar do comandante da guarda
  • Sargento de dia à Companhia de Instrução Aeroterrestre
  • Comandante da Guarda
  • Largador
  • Chefe da Área de Embarque

Uma das dificuldades com a nomeação de pessoal para determinada escala, é conseguir escalar o pessoal de forma justa, usando critérios uniformes com uma boa dose de bom senso e ginástica mental. Para ajudar nesta tarefa, desenvolvi uma aplicação para acompanhar o escalador a melhor nomear o pessoal.

 

A folha de apresentação do programa. É possível configurar uma escala de serviço até 10 militares (para a mesma escala).

 

O écran inicial

123

Na grande maioria dos serviços militares existem dois tipos de escala:

A escala A - definida para os dias de semana;

A escala B - definida para os feriados e fins-de-semana.

Assim e por forma a que o programa reconheça os feriados, é necessário introduzi-los no mesmo.

O programa permite obter uma visualização imediata dos próximos a fazer serviço ou seja, uma lista ordenada por ordem dos mais folgados na escala.

O programa permite imprimir uma previsão da escala. Isto permite aos militares integrados na mesma uma maior coordenação e planeamento da vida pessoal com a profissional.

Esta folha é a mais importante do programa. É aqui que vão sendo inseridos os militares conforme vão concluindo o serviço e os próximos a fazer o mesmo.

A forma de o fazer está explicada em detalhe no vídeo, mais abaixo nesta página.

Em baixo demonstro o funcionamento do programa.

Criado em 2003 na versão Excel 2000, tendo sofrido várias alterações no intuído de acrescentar funcionalidades.

Eventuais erros poderão ser reportados para o meu Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O ficheiro pode ser descarregado aqui em formato 'xlsm' ou aqui em formato 'zip'.