Melhor que as palavras, as imagens, os sons e o movimento melhor demonstram o que é ser pára-quedista militar...

"Nunca me esqueçerei do meu primeiro salto!” – Será esta a resposta à pergunta que certamente já nos fizeram.
O salto em pára-quedas é uma prova de decisão, coragem e de terminação. O simples facto de  abandonar voluntariamente uma aeronave em voo para o vazio e esperar que um conjunto de panos e ferragens salvem  a nossa vida é algo de corajoso.
A apreensão, o bater acelerado do coração, o receio de não se saber se o medo será vencido, se irá ou não conseguir-se, mais uma vez, transpor a porta e lançar-se na incógnita.
As vozes de comando, a posição à porta, com as vozes de “EM POSIÇÃO!” e “JÁ!”, são comuns a todos os que ostentaram e ostentam uma Boina Verde. O trabalhar dos motores, o cheiro intenso a combustível,  o vento quente, a luz verde e o silêncio após a saída, são sensações, vozes, gestos e sons que ficaram para sempre memorizados.
A aparente singularidade de uma saída nunca deixará se ser simplesmente “a fase mais emocionante  de um salto”.
Saltar em pára-quedas é pois uma das maiores provas de decisão que um militar terá pela frente.  E servir-lhe-á de guia nas  futuras decisões.

Veja ou reveja uma sequência do fotos elucidativas de uma saída pela porta. num salto de abertura automática

Na sequência abaixo, um salto de abertura automática efectuado pela rampa da aeronave C295, na zona de saltos do Arripiado

Sozinho no espaço
Após a conclusão do Curso de Queda Livre Operacional, mais conhecido pelo curso de SOGAS (Saltador Operacional a Grande Altitude), fica-se apto a realizar saltos até 35000 pés de altitude, a que corresponde cerca de 10000 metros). A essa altitude, é necessário estar protegido com um sistema de fornecimento auxiliar de oxigénio.

O vídeo da esquerda mostra um pouco do que é o ambiente a grandes altitudes, onde é possível obter velocidades consideráveis (no GPS marca 100 Kms/h)

A singularidade de um salto...

Saída pela rampa do C295, a uma altura de 12000 pés, cerca de 4000 metros. O pára-quedista que está na rampa está a efectuar uma saída de mergulho. Um pouco mais abaixo, acabo de sair face ao motor. Na fase de queda livre, que dura aproximadamente 50 segundos, os pára-quedistas podem executar vários exercícios.

À direita da foto consegue-se observar a zona de lançamento do Arripiado, que todos os pára-quedistas conhecem.